quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Uma arte, dois sabores

Esse título ai em cima foi o título do meu documentário de conclusão do bloco de TV na universidade, como vocês devem ter percebido, ele falava sobre gastronomia – um tema que me apetece muito – fazia um comparativo entre a culinária do Mercado da Piçarra e de um restaurante chique da zona leste da cidade. O resultado ficou super legal, bem marcado pela trilha sonora... indo do pagode à música clássica, mostrando personagens com histórias de vida super interessantes, que traçaram trajetórias diferentes e chegaram ao mesmo destino: a cozinha! No vídeo nós mostrávamos o passo a passo de cada prato: o cozido e o peixe ao molho de alcaparras e laranja-lima. Na época fiquei super empolga por fazer documentários, mas como sobreviver disso aqui em nossa terra?! Sem contar na estrutura necessária para se fazer trabalhos assim, estrutura essa que não é barata, enfim, abortei a ideia.

Mas a pretensão desse post não é falar sobre documentários e sim sobre gastronomia, essa arte do prazer da comida. Eu adoro cozinhar, a culinária é uma verdadeira e maravilhosa alquimia, que não se restringe apenas ao ato de cozinhar, é muito mais. Começa pela escolha do cardápio, a compra dos ingredientes certos, dos temperos, a preparação do prato, o sabor, a textura, a consistência, a apresentação, o ambiente que será servido, a bebida que harmoniza, a música que acompanhará a refeição, aquele toque especial, é toda uma preparação, que me proporciona muito prazer. Cozinhar não tem segredo, requer apenas carinho e paixão pelo o que se faz.

Claro que não sei fazer receitas super refinadas, eu apenas cozinho para pessoas queridas, receitas simples do dia a dia, mas que com amor e com a companhia certa, tornam-se as mais deliciosas. Acho que uma boa refeição é ideal para (re)unir pessoas, para confraternizar, aproximar laços, formar vínculos, é mais que o simples ato fisiológico de comer, é prazer, é amor, é diversão, é arte!

Quem sabe um dia eu poderei pagar um curso de gastronomia, torna-me uma gourmet profissional e ai poder abrir meu próprio restaurante, com meu jeitinho em todos os detalhes, seria realmente um sonho, mas sonhar é bom e não custa nada. Impossible?! Nothing is impossible! Dizem que os sonhos podem se tornar realidade! ;)

Beijos, beijos, beijos \o/

4 comentários:

Patrícia Leal disse...

pois eu digo: sua comida é maravilhosa messsssmo! adooooro! :D uma super chef pra mim!!!! amo muitoooo!!
bjo bjo bjo
te amo!!

Patrícia Leal disse...

pois eu digo: sua comida é maravilhosa messsssmo! adooooro! :D uma super chef pra mim!!!! amo muitoooo!!
bjo bjo bjo
te amo!!

Um brasileiro disse...

oi. estive por aqui. eh isso ai. vai em frente que você consegue. apareça por lá. abraços.

Lanna Cavalcante disse...

será q vai virar chef??? hehehhehee.... xeruuu