quinta-feira, 14 de março de 2013

Poesia saudável


Hoje é Dia Nacional da Poesia e para mim, nada mais poético do que a alquimia da gastronomia, as cores, as consistências, os sabores... é realmente uma arte. E o resultado final é pura poesia materializada... hehe! 
E quem acompanha o blog sabe que venho tentando manter uma rotina de alimentação saudável, o que nem sempre é fácil, mas tenho me esforçado  e conseguido manter meu peso - que por sinal ainda não é o ideal, mas tudo bem, eu chego lá... hehe. Então, nessa vibe "geração saúde", tenho testado novas receitas - por que não dizer novas poesias?! - e ontem eu fiz uma panqueca "dukan", aquela da dieta das celebridades, rsrs, que propõem o corte de carboidratos até se conseguir o peso ideal. E como adoooro panqueca e a massa tradicional é bem mais calórica por conter farinha de trigo, resolvi aceitar o desafio e fazer essa receitinha. E olha, ficou ótima!

Vamos à poesia, ops, receita!
Massa:
1 colher de aveia 
1 colher de farelo de trigo (no caso não tinha farelo de trigo em casa e usei as duas colheres de aveia)
1 colher de leite desnatado ou iogurte desnatado (usei leite)
1 ovo
Sal a gosto
- Bate tudo e depois assa em frigideira untada com azeite. 
Recheio:
Bom, o recheio é completamente a critério da pessoa, claro que usando o bom senso e fazendo algo menos calórico. Eu optei por camarão ao molho de tomate e manjericão.
Primeiro temperei os camarões (já sem casca) só com sal e pimenta e deixei marinando.
Enquanto isso fui preparando o molho de tomate (quem preferir pode usar essas prontos, tem ótimas opções no supermercado). Primeiro fiz um corte em cruz no fundinho do tomate e coloquei em água fervente para soltar a pele. Depois retirei a semente e bati no liquidificador com cebola, alho, manjericão fresco e azeite. Em seguida leve ao fogo para cozinhar e acertei o sal, você pode ir colocando água, dependendo da consistência que você deseja. Acrescentei os camarões, pra cozinhar no molho e mais umas folhinhas e manjericão. Depois é só rechear a massa e pronto! 

Delícia saudável, sem prejuízos à dieta!!! Na hora de servir eu dei uma leve polvilhada com parmesão, azeite e umas folhinhas de manjericão só pra enfeitar. O acompanhamento foi só de uma saladinha e olhe, até meu namorado, que não gosta de coisinhas ligth, adorou! Espero que vocês também gostem! 

P.S: Pra tornar ainda mais poético, só com múuuusica, que nunca falta com estou na cozinha. E a de hoje é uma nova da banda Validuaté, eles musicaram um poema do grande Torquato Neto. Mais poesia que isso... ;)


Beijos, beijos, beijos \o/

sexta-feira, 8 de março de 2013

Mujeres


Como diria uma das minhas escritoras preferidas, Martha Medeiros, que escreve como poucas para nós, todas nós, mulheres, já passou tempo do discurso da mulher descriminada, da mulher marginalizada. Nós já conseguimos, já somos independentes, somos donas dos nossos próprios narizes, ocupamos cargos de chefia (dentro e fora de casa). Então, hoje, no Dia Internacional da Mulher, que é uma data simbólica por marcar uma luta, quero fazer outro discurso, quero falar como a mulher é importante, não só para os homens, mas especial e principalmente para as outras mulheres.
O que seria de nós sem nossas santas mãezinhas que sempre nos socorrem nos momentos mais difíceis? O que seria de nós sem termos umas às outras, nossas amigAs fiéis, amadas e companheiras? Nós nos entendemos, fazemos parte do mesmo universo, falamos a mesma língua. Somos chatas às vezes, azedas e briguentas, mas entre nós é tudo compreendido. Quem melhor do que uma amigA para compreender aquela TPM braba?! Quem melhor do que uma amigA para nos ajudar a escolher um look para aquela festa babado? Quem melhor do que uma amigA para falar besteira, sorrindo e comendo gordices até rachar o “bucho” e depois se sentir culpada por ter ingerido tanta comida? Quem poderia ser melhor que uma amigA para desabafar e compreender todas as nossas maluquices femininas e acompanhar nosso raciocínio confuso e nem um pouco lógico? Quem melhor que uma amigA para bater perna no shopping só olhando as vitrines? Quem poderia ser melhor que uma amigA para declaramos nosso amor verdadeiro tendo a certeza que nunca vai acabar? 
Comecei citando Martha e terminarei com ela, a verdade é que sempre buscamos o homem perfeito, mas casadas mesmo, pra valer, somos umas com as outras.
Parabéns, amigas queridas! Sei que não precisamos de uma data especial para comemorar nossa magnitude, mas já que nos deram uma (luxo)... hahaha!!! Amo muito vocês!

E todas vocês sabem que para mim tem que ter Vanessinha... hehe!
Porque todas nós somos bonecas (nem sempre de porcelana, só às vezes) ;)



Beijos, beijos, beijos \o/


quarta-feira, 6 de março de 2013

#RIPChorão

Hoje acordei com a notícia de que o Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. havia sido encontrado morto em seu apartamento. Quando li a manchete chegou a dá aquele "tuf" no coração. Nossa, fiquei chocada. Cara, essa banda fez parte da minha adolescência. As músicas, os shows, os versos... Tempo incrível que ficará guardado em minha memória! Ele foi poeta de uma geração.
Que Deus dê conforto à família e amigos! #RIPChorão


"Saber exaltar as coisas bonitas e boas da vida!"
Beijos, beijos, beijos \o/