terça-feira, 27 de março de 2012

Hoje tem alegria?! Tem sim senhor!

Hoje tem alegria?! Tem sim senhor!

Passei boa parte da minha infância morando em uma cidadezinha do interior do Piauí, (quase) esquecida pelo mundo - Uruçui, mas de tempos em tempos aparecia por lá um circo de lona velha, figurinos gastos, arquibancadas mal estruturadas, mas ainda assim o espetáculo não podia parar. E todas as noites acontecia a mágica do circo! E eu, claro, estava presente em todas as sessões, pois aquele era um grande acontecimento. A chegada do circo, que tinha sido anunciado por semanas em um carro de som que percorria as ruas da cidade.

Para mim, que era apenas uma meninazinha, aquele era o maior e melhor de todos os espetáculos. O mágico, o equilibrista, a contorcionista, o malabarista e claro – o meu preferido – o palhaço. Aquele era um mundo mágico, os olhos brilhavam, o som das gargalhadas preenchiam os espaços daquele picadeiro, montado sob aquela lona velha. Mas a euforia, a ansiedade eram sentimentos nobres e tudo se tornava esplêndido.

A memória mais viva que tenho desse período foi quando o mestre de cerimônias anunciou que no dia seguinte, naquela mesma sessão, aconteceria um campeonato de bonecas, a boneca mais bonita ganharia um prêmio. Claro que eu não podia faltar, levei minha boneca mais bonita (lembro como se fosse hoje – era a Ganha Neném – eu amaaava aquela boneca) penteie, vesti a roupinha mais bonita e no dia seguinte, naquela mesma sessão, lá estava eu com minha boneca. E adivinha, a Ganha Neném foi a campeã!!!!! O prêmio eu nem me lembro mais, mas a sensação de orgulho, de encantamento, essa eu me lembro bem! E tudo aconteceu ali, embaixo daquela lona velha. E até hoje, quando lembro naquela meninazinha da cidade do interior, tenho essa memória, que faz parte do meu mundo lúdico.

É bom saber que mesmo sem estrutura, sem incentivos, vivendo de cidade em cidade, esses artistas levam alegria por onde passam e podem deixar marcas como esta em tantas outras crianças e adultos (por que não?).

Um viva para essas pessoas que fazem o mundo um pouco mais feliz!

Hoje tem marmelada?!
Tem sim senhor...
Hoje tem palhaçada?!
Tem sim senhor...

Tem pipoca e malabares
Acrobatas pelos ares
Tem diversão e alegria
Nesse espetáculo de magia

Quero cair nessa dança
Brincar de ser criança
Vou pintar meu nariz de vermelho
Deitar, rolar e gargalhar no picadeiro

E não me importa pagar esse mico
Porque hoje é o dia do CiRcO!!!
(Poeminha feito em março/2009)

Beijos, beijos, beijos \o/