Hoje tem alegria?! Tem sim senhor!
Passei boa parte da minha infância morando em uma cidadezinha do interior do Piauí, (quase) esquecida pelo mundo - Uruçui, mas de tempos em tempos aparecia por lá um circo de lona velha, figurinos gastos, arquibancadas mal estruturadas, mas ainda assim o espetáculo não podia parar. E todas as noites acontecia a mágica do circo! E eu, claro, estava presente em todas as sessões, pois aquele era um grande acontecimento. A chegada do circo, que tinha sido anunciado por semanas em um carro de som que percorria as ruas da cidade.
Para mim, que era apenas uma meninazinha, aquele era o maior e melhor de todos os espetáculos. O mágico, o equilibrista, a contorcionista, o malabarista e claro – o meu preferido – o palhaço. Aquele era um mundo mágico, os olhos brilhavam, o som das gargalhadas preenchiam os espaços daquele picadeiro, montado sob aquela lona velha. Mas a euforia, a ansiedade eram sentimentos nobres e tudo se tornava esplêndido.
A memória mais viva que tenho desse período foi quando o mestre de cerimônias anunciou que no dia seguinte, naquela mesma sessão, aconteceria um campeonato de bonecas, a boneca mais bonita ganharia um prêmio. Claro que eu não podia faltar, levei minha boneca mais bonita (lembro como se fosse hoje – era a Ganha Neném – eu amaaava aquela boneca) penteie, vesti a roupinha mais bonita e no dia seguinte, naquela mesma sessão, lá estava eu com minha boneca. E adivinha, a Ganha Neném foi a campeã!!!!! O prêmio eu nem me lembro mais, mas a sensação de orgulho, de encantamento, essa eu me lembro bem! E tudo aconteceu ali, embaixo daquela lona velha. E até hoje, quando lembro naquela meninazinha da cidade do interior, tenho essa memória, que faz parte do meu mundo lúdico.
É bom saber que mesmo sem estrutura, sem incentivos, vivendo de cidade em cidade, esses artistas levam alegria por onde passam e podem deixar marcas como esta em tantas outras crianças e adultos (por que não?).
Um viva para essas pessoas que fazem o mundo um pouco mais feliz!
Um comentário:
amei
Postar um comentário