terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Votos matrimoniais

Não sei se vocês concordam comigo, mas tenho a sensação que as pessoas estão casando cada vez mais nos últimos tempos e com maior pompa e circunstância, passa-me a impressão que as festas são mais como uma disputa: “Quem dá mais!” Eu já até fiz um texto sobre isso, sobre as grandes festas de casamento, sobre o sonho da ‘princesa’ sendo realizado, com festa, bolo e brigadeiro. Acho tudo isso lindo. Quem não sonha com o conto de fadas que sempre termina no altar com véu e grinalda e com o já tradicional “e viveram felizes para sempre!”?

Mas em meio a tanto luxo, tantas flores, tantos talheres de prata, luzes, flashes e holofotes, muitas vezes o mais importante se perde. É como já falei naquele outro texto citado, as pessoas reparam mais no vestido da noiva do que no brilho do olhar, reparam mais se o serviço está sendo bem executado do que no sorriso dos noivos, reparam mais se o uísque servido é 12 anos do que na magia do que está sendo celebrado: o amor!

Mas, ainda dentro do tema casamento, o motivo deste post é outro, não é sobre festa e sim sobre votos. É muito romântico jurar “ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe” e achar que esse é o final feliz! Entretanto, sinceramente, acho que esses não são os votos mais apropriados pra quem pretende construir uma vida junto, acho que seria muito mais adequado jurar ser paciente e sempre tentar enxergar todas as situações com os olhos do parceiro. Jurar se importar com o outro e ter consideração pelos seus sentimentos. Jurar ser tolerante com o mau humor matinal e com as chateações do dia-a-dia. Prometer sempre ouvir o outro e encontrar a solução para os eventuais problemas juntos. Comprometer-se em dividir as tarefas e a educação dos filhos para não sobrecarregar o outro. Jurar sempre tentar driblar a rotina e nunca perder o tesão pelas coisas, nunca deixar de agradar o outro e sempre tentar manter uma vida sexual ‘animada’. Jurar não perder tempo com discussões bobas e sempre pensar duas vezes antes de falar qualquer coisa que possa magoar o parceiro. Prometer sempre manter o equilíbrio e confiar no outro. Jurar nunca deixar o outro se sentir sozinho e sempre se preocupar e cuidar do outro. Prometer sempre fazer o outro sorrir e nunca deixar de conversar. Prometer não se acomodar e nunca deixar de ser educado com o outro. Jurar nunca deixar a chama se apagar, nunca perder aquele brilho no olhar e nem aquele sorriso nos lábios e sempre celebrar o amor que os uniu! Esses sim são votos desafiadores para um casal que pretende viver junto e ser feliz para sempre!

Beijos, beijos, beijos \o/

Nenhum comentário: