terça-feira, 5 de maio de 2009

E o sertão vai virar mar...




Manchete do dia: “Enchentes deixam Teresina debaixo d´ água”.

Previsão do tempo: “Céu com nuvens carregadas, pode chover forte a qualquer hora do dia. Risco de trovoadas”.



Mais uma vez Teresina amanheceu sob chuva. Em todos os noticiários de tv´s, jornais e rádios se vê o drama que o estado do Piauí está vivendo por causa das fortes chuvas. E parece que ainda vem mais pela frente.

De acordo com a direção da CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) o nível das águas dos rios Poti e Parnaíba subirá ainda mais, já que terão que liberar a barragem de Boa Esperança, ameaçando todas as cidades às margens desses rios. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas para hoje em todo o Estado.

Famílias inteiras já estão desabrigadas, perderam tudo: suas casas, seus pertences, seus sonhos, uma vida inteira indo pro água abaixo. Tendo que morar em abrigos sem conforto ou privacidade, dependendo da boa vontade dos outros. Até quando?

E o que podemos fazer para mudar a situação? Infelizmente esse é um problema difícil de resolver. Primeiro porque com o todas as ruas asfaltadas e as calçadas e casas todas cimentadas o solo se torna impermeável, represando água. O grande acúmulo de lixo nas ruas entope bueiros e o lixo jogado em rios e córregos impede a vazão da água. Como bem disse minha amiga blogueira “Moça do Fio” um bom começo é não jogarmos lixo nas ruas, nos córregos ou nos rios, pois grande parte das enchentes acontece também por causa de bueiros entupidos.


A solução começa por pequenas atitudes. Faça você também a sua parte.

Enquanto isso, vamos navegar na Raul Lopes?!

Um comentário:

Vera disse...

Mocinha ;-))

Obrigada por cê ter citado meu Blog neste post.

Realmente a situação está crítica. E adivinha onde eu moro? Bem pertinho do Riverside. Fico só olhando aqui do sétimo andar o estado da avenida Jockey, e digo: é lamentável.

Penso também nas pessoas que moram às margens de lagoas e até dos rios. Tsc-tsc. Triste.

Que tudo se resolva logo.

Beijos.