sexta-feira, 19 de junho de 2009

Prato do dia: churrasqinho de jornalista


Segundo decisão do Supremo Tribunal Federal e do seu digníssimo e excelentíssimo senhor presidente, o ministro Gilmar Mendes, não será mais necessário o diploma de jornalismo para o exercício da profissão. E agora? O que faço? Rasgo o meu ou transformo em churrasquinho? Afinal ele não tem mais validade. Então para que eu me formei afinal, se qualquer um está habilitado a fazer o que faço?

Eu vos digo agora para que me formei em comunicação afinal, foi para dar a sociedade o que lhe é de direito, que é a informação responsável, de qualidade, ética e democrática. E vos digo ainda mais, sem querer puxar sardinha pro meu lado, não é qualquer um que está apto para tal tarefa. Pois é na academia que temos a oportunidade de aprender e discutir sobre aspectos das sociedades e suas complexidades tecnológicas, é na escola que aprendemos os procedimentos adequados e éticos para se obter a informação de modo lícito, é na escola que aprendemos como manipular a imagem, a manter o sigilo da fonte, é na escola que discutimos sobre o que é público e privado, é na academia que temos a oportunidade de pensar no fazer jornalístico de forma profissional e ética, de refletir sobre o papel da comunicação, de debater sobre responsabilidade social, é lá que aprendemos as conseqüências de uma informação mal passada ou mal checada, é lá que estudamos a fundo teorias desenvolvidas por pensadores em comunicação, é lá que desenvolvemos nosso senso crítico sobre o mundo, é na academia que há laboratórios de telejornalismo, de radiojornalismo, de jornalismo impresso, planejamento gráfico, fotojornalismo, revista, documentário, webjornalismo, dentre outros.

O argumento do STF para o fim da obrigatoriedade do diploma é de que com ele a liberdade de expressão está sendo prejudicada, cerceada. Mas como? Hoje qualquer um pode se expressar, falar o que pensa, exemplo disto são os milhares de artigos escritos por médicos, advogados, arquitetos..… publicados diariamente em jornais, revistas, portais. Sem contar que com o advento da internet hoje qualquer um pode ter sua própria página pra expressar suas idéias, seus pensamentos. Penso que o jornalismo nada mais é que um instrumento de expressão da sociedade.

Para mim o que o excelentíssimo senhor Gilmar Mendes e a corja do STF querem nada mais é do que acabar com a única categoria capaz de investigar e tornarem públicas suas falcatruas, sua falta de compromisso com a sociedade. O que eles querem é abafar suas imoralidades, suas depravações e a baderna que se tornou o poder judiciário neste país.

Orgulho-me e muito desses 4 anos que passei na universidade, porque tudo o que aprendi lá me tornou uma profissional do jornalismo, profissão esta que deve ser aprimorada ao longo de toda a vida, pois a comunicação é uma área muito ampla, e sempre a mais, e mais, e mais a ser aprendido, afinal ela é uma área interdisciplinar. ;]

Por todos esses, e muitos outros motivos, deixarei meu diploma, orgulhosamente, emoldurado e pendurado na parede.

Beijos, beijos, beijos \o/

3 comentários:

Patrícia Leal disse...

muuuuuuuuuito bem, mocinha! cabeça erguida e bola pra frente!!
vc é uma ótima jornalista! vai conseguir tudo q merece!
bjoss
te amo! ;*

julianna disse...

Post aqui minha solidariedade aos amigos jornalistas, e repúdio à decisão do STF. http://www.acessepiaui.com.br/herlonmoraes/de-bras-lia-a-psic-loga-julianna-rufino/2565.html

Bjos, Lari!

Lanna disse...

um absuuuuuuuurdo essa decisão... q coisa mais ridicula!!! esse cara é doido... eu sempre axei ele com cara de maluco... um maluco descarado, q só sabe roubar e esconder falcatruas!!!! seu texto foi ótimo!!!!